Antes de explicar o que é o estilo OEM + (OEM plus) interessa definir as siglas OEM. OEM quer dizer Original Equipment Manufacturer, refere-se à empresa que originalmente concebeu o produto. Ao nos referirmos a empresas que fabricam acessórios, OEM designa um componente de substituição fabricado pelo mesmo fabricante do componente original e OEM significa neste caso Original Equipment from Manufacturer.
Uma peça é OEM se for fabricada pelo mesmo fabricante que o original. Normalmente usa-se o termo aftermarket (em inglês) quando se pretende referir peças não-OEM. Por cá chamamos peças da concorrência.
Assim um carro alterado ao estilo OEM + utiliza na sua maior parte componentes OEM. Estas peças são provenientes na sua maioria de modelos da mesma marca ou de marcas do mesmo grupo. As marcas actualmente desenvolvem vários modelos, com níveis de equipamento diferentes, com performances diferentes e que muitas vezes se destinam a nichos mais específicos. Nestes modelos muitos dos componentes são partilhados e existe assim uma grande possibilidade de intercâmbio de componentes, muitas vezes mesmo entre marcas do mesmo grupo.
Num estilo OEM + procura-se dar ao carro um aspecto mais limpo e refinado, com muito atenção aos detalhes. Para muitos, o carro poderá parecer standard, mas os entendidos saberão distinguir os pormenores. A escolha e instalação de componentes de variantes mais desportivas ou luxuosas, permite trocar vários componentes tirando partido da qualidade das peças e da facilidade de montagem. Exemplo disso são as versões R da Volkswagen, RS da Audi ou M da BMW, que disponibilizam várias possibilidades de troca de peças para os modelos mais “normais”. As alterações são depois complementadas com componentes tuning mais variados mas sempre com a qualidade em mente.
Há várias alterações que podem ser feitas com recurso a componentes OEM, como ao nível do motor, travões, jantes, tablier, equipamento multimédia, suspensão, iluminação, etc.
Este estilo tem ganho mais relevância, porque possibilita melhorar bastante um carro, garantindo que não se estraga o design e qualidade originais. Os componentes têm uma qualidade acima da média, a montagem pode ser perfeita e normalmente não são componentes que dão muito nas vistas, possibilitando circular normalmente, principalmente em países onde o tuning não é legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário