quarta-feira, 2 de maio de 2012

FAMILIA R DA FIAT...OS PEQUENOS GRANDES CARROS


UNO 1.5R

Nossa historia começa em1987(ano em que eu nasci por sinal..hehe). A versão 1.5 R do Uno foi um dos sonhos de consumo dos jovens, com faixas pretas nas laterais, calotas esportivas e a tampa do porta-malas em preto fosco. Os cintos de segurança vermelhos eram outra marca registrada do esportivo, que travava um duelo interessante com o Escort XR3.

O motor era o mesmo do 1500 do premio mas com um comando de válvulas mais parrudo e taxa de compressão mais elevada e um carburador de corpo duplo,que elevavam a potencia de 71CV para respeitáveis 86CV, com um torque de 12,9m.kgf. Com Freios dianteiros ventilados e pneus Pirelli P6 de medida 165/70-13 e com um marcador com final de 210KM/h. Era um prazer dirigir o 1.5R em estradinhas sinuosas,
Desfrutando de notável estabilidade e desempenho para época.




UNO 1.6R

Sem muitas mudanças externas para o seu antecessor o Uno 1.6R so se diferenciava pela motorizaçao e no lugar de calotas recebeu rodas que davam um toque a mais na esportividade e lanternas fume. O motor do 1.6R erao o mesmo utilizado nos modelos CSL da Argentina um motor 1600 com cerca de 80CV em 1993, a versão 1.6R recebe injeção eletrônica bosh analógica em substituição ao antigo carburador, melhorando seu desempenho. A
Injeção multiponto eliminava o catalisador e almentava a taxa de compressao levando-a 92CV e 13m.kgf de torque. No ano seguinte ele recebia um novo painel mais elegante e a opção de direção assistida usado muito por seus motoristas.

Esse seria o ultimo Uno da Família R




FIAT PALIO 1.8R  

Fiat Palio 1.8R. Equipado com potente motor 1.8 Flex, o Palio 1.8R é o modelo mais potente de seu segmento, e também o que tem a melhor aceleração. Assim, esta versão dá continuidade à bem-sucedida tradição de compactos esportivos da Fiat Automóveis – como os consagrados Fiat Uno 1.5R, 1.6R.
Além do ótimo desempenho, o Fiat Palio 1.8R revela sua esportividade no visual diferenciado, tanto externo quanto interno, com detalhes de acabamento exclusivo que ressaltam sua personalidade marcante.
Um visual exclusivo para marcar presença
Vê-se de longe que o hatchback é um esportivo. Faixas nas laterais e na tampa traseira, com o logotipo da versão, e máscara e canhões dos faróis em preto revelam sua identidade logo ao primeiro olhar. O spoiler traseiro cinza, as rodas de liga-leve exclusivas e as novas lanternas traseiras fumê – a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta – ressaltam a vocação do Fiat Palio 1.8R sem deixar margem para dúvidas. E mais: faróis de neblina e brake-light, ambos de série, reforçam o visual e a segurança.
Outros detalhes também chamam a atenção e deixam o modelo com um ar ainda mais arrojado. As bordas da grade do radiador são pintadas de cinza, enquanto sua parte interna possui acabamento preto, e a ponteira do escapamento é feita de aço inoxidável. Vidros laterais e traseiros escurecidos (Vênus 55, como no Fiat Idea, para melhorar o conforto térmico dos ocupantes) e revestimento da coluna B simulando fibra de carbono transmitem ao perfil do carro uma impressão de grande dinamismo. 
O versátil motor bicombustível 1.8 Flex, que fez sua estréia no novo Fiat Idea, agora equipa também a versão esportiva do Fiat Palio – e com pequenas modificações que melhoraram ainda mais sua potência. São 113 cavalos rodando somente com gasolina, e 115 cv unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm.
Essa potência deu ao Fiat Palio 1.8R a melhor marca de aceleração da categoria: funcionando exclusivamente com gasolina, vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,4 segundos; com álcool, atinge essa velocidade em 9,2 segundos.
O torque máximo é de 17,8 kgm rodando somente com gasolina e 18,6 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. Isso significa arrancadas vigorosas e retomadas ágeis, como cabe a um esportivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário