UNO 1.5R
Nossa historia começa em1987(ano em que eu nasci por
sinal..hehe). A versão 1.5 R do Uno foi um dos sonhos de consumo dos jovens,
com faixas pretas nas laterais, calotas esportivas e a tampa do porta-malas em
preto fosco. Os cintos de segurança vermelhos eram outra marca registrada do
esportivo, que travava um duelo interessante com o Escort XR3.
O motor era o mesmo do 1500 do premio mas com um comando de
válvulas mais parrudo e taxa de compressão mais elevada e um carburador de
corpo duplo,que elevavam a potencia de 71CV para respeitáveis 86CV, com um
torque de 12,9m.kgf. Com Freios dianteiros ventilados e pneus Pirelli P6 de
medida 165/70-13 e com um marcador com final de 210KM/h. Era um prazer dirigir
o 1.5R em estradinhas sinuosas,
Desfrutando de notável estabilidade e desempenho para época.
UNO 1.6R
Sem muitas mudanças externas para o seu antecessor o Uno
1.6R so se diferenciava pela motorizaçao e no lugar de calotas recebeu rodas
que davam um toque a mais na esportividade e lanternas fume. O motor do 1.6R
erao o mesmo utilizado nos modelos CSL da Argentina um motor 1600 com cerca de
80CV em 1993, a
versão 1.6R recebe injeção eletrônica bosh analógica em substituição ao antigo
carburador, melhorando seu desempenho. A
Injeção multiponto eliminava o catalisador e almentava a
taxa de compressao levando-a 92CV e 13m.kgf de torque. No ano seguinte ele
recebia um novo painel mais elegante e a opção de direção assistida usado muito
por seus motoristas.
Esse seria o ultimo Uno da Família R
Fiat Palio 1.8R. Equipado com potente motor 1.8 Flex, o
Palio 1.8R é o modelo mais potente de seu segmento, e também o que tem a melhor
aceleração. Assim, esta versão dá continuidade à bem-sucedida tradição de
compactos esportivos da Fiat Automóveis – como os consagrados Fiat Uno 1.5R,
1.6R.
Além do ótimo desempenho, o Fiat Palio 1.8R revela sua
esportividade no visual diferenciado, tanto externo quanto interno, com
detalhes de acabamento exclusivo que ressaltam sua personalidade marcante.
Um visual exclusivo para marcar presença
Vê-se de longe que o hatchback é um esportivo. Faixas nas
laterais e na tampa traseira, com o logotipo da versão, e máscara e canhões dos
faróis em preto revelam sua identidade logo ao primeiro olhar. O spoiler
traseiro cinza, as rodas de liga-leve exclusivas e as novas lanternas traseiras
fumê – a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta – ressaltam a
vocação do Fiat Palio 1.8R sem deixar margem para dúvidas. E mais: faróis de
neblina e brake-light, ambos de série, reforçam o visual e a segurança.
Outros detalhes também chamam a atenção e deixam o modelo
com um ar ainda mais arrojado. As bordas da grade do radiador são pintadas de
cinza, enquanto sua parte interna possui acabamento preto, e a ponteira do
escapamento é feita de aço inoxidável. Vidros laterais e traseiros escurecidos
(Vênus 55, como no Fiat Idea, para melhorar o conforto térmico dos ocupantes) e
revestimento da coluna B simulando fibra de carbono transmitem ao perfil do
carro uma impressão de grande dinamismo.
O versátil motor bicombustível 1.8 Flex, que fez sua estréia
no novo Fiat Idea, agora equipa também a versão esportiva do Fiat Palio – e com
pequenas modificações que melhoraram ainda mais sua potência. São 113 cavalos
rodando somente com gasolina, e 115 cv unicamente com álcool, sempre a 5.500
rpm.
Essa potência deu ao Fiat Palio 1.8R a melhor marca de
aceleração da categoria: funcionando exclusivamente com gasolina, vai da
imobilidade aos 100 km/h
em 9,4 segundos; com álcool, atinge essa velocidade em 9,2 segundos.
O torque máximo é de 17,8 kgm rodando somente com gasolina e
18,6 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. Isso significa
arrancadas vigorosas e retomadas ágeis, como cabe a um esportivo.
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