A família Gol sempre foi pródiga. A partir do hatch surgiram o sedã
Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro. Mas o Gol que fazia bater forte os
corações nos anos 1980 era o GT, versão esportiva lançada em 1984, com motor
1.8 de 99 cv, refrigerado a água, do então recém-lançado Santana. Quando ganhou
pára-choques envolventes e lanternas maiores, em 1987, ano em que o Gol assumiu
a liderança de mercado que mantém até hoje, o esportivo passou a se chamar GTS.
Mas foi no Salão do Automóvel de 1988 que o Gol alcançaria a maturidade
esportiva. Mesmo sem tirar o GTS de linha, o Gol GTi, primeiro nacional
equipado com injeção eletrônica – a Bosch LE-Jetronic –, roubou a cena.
Dois processadores controlavam a distribuição do combustível nos cilindros, conforme as condições do ambiente e o modo de dirigir do motorista, e o momento certo para a vela produzir a centelha. Dos 99 cv e 14,9 mkgf do GTS, o Gol passou a produzir 120 cv e 18,35 mkgf com o motor AP-2000 do GTi, o mesmo do Santana, mas já sem carburador.
Dois processadores controlavam a distribuição do combustível nos cilindros, conforme as condições do ambiente e o modo de dirigir do motorista, e o momento certo para a vela produzir a centelha. Dos 99 cv e 14,9 mkgf do GTS, o Gol passou a produzir 120 cv e 18,35 mkgf com o motor AP-2000 do GTi, o mesmo do Santana, mas já sem carburador.
Com a chegada do redesenhado Gol “Bolinha” para 1995, o
GTS foi aposentado. O GTI ganhou injeção multipoint digital, que melhorou o
consumo, e computador de bordo, mas no visual perdeu muito da personalidade
marcante da primeira geração. Ainda em 1995, o GTi conseguiu reforçar sua
esportividade com 16 válvulas e chegou a 203,2
km/h. O motor ficou grande demais para o cofre do Gol e o
capô recebeu um ressalto oval. Foi o Gol mais nervoso que tivemos até hoje.
GTI tem motor 2.0, auto desempenho, cabeçote rebaixado
de fábrica, 2 estágios de bicos injetores, típico esportivo, carro excelente
para turbo.
GTI 1988
Gol GTI 1992
GOL GTI 1994
PROPAGANDA GTI 1992
PROPAGANDA GTI 1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário